TEL. (51) 98468.4848 / (51) 3055.3020 / 3055.7048 SEG - SEX: 8:30-12:00 / 14:00-18:00

Menu Top

Fundo1
Rosane Villanova Advogada, Previdência Social, INSS e Servidor Público
rosane-villanova-advogada
rosane-villanova-advogada
OAB 6752/RS
SOCIEDADE DE ADVOCACIA
Image is not available
Image is not available
ROSANE VILLANOVA
Fundo1
Rosane Villanova Advogada, Previdência Social, INSS e Servidor Público
rosane-villanova-advogada
rosane-villanova-advogada
OAB 6752/RS
SOCIEDADE DE ADVOCACIA
Image is not available
Image is not available
ROSANE VILLANOVA
Benefícios INSS

Fique atento às regras do INSS para obter o seu Benefício

 

A concessão de benefícios do INSS caiu mais de 6% este ano, na comparação dos cinco primeiros meses do ano com o mesmo período de 2016.

O governo está implantando um novo modelo de atendimento chamado INSS Digital, para facilitar o atendimento dos segurados. Enquanto não chega a modernização e a desburocratização dos processos, o trabalhador precisa ficar atento para não perder tempo e dinheiro com a demora na concessão.

É importante conhecer bem as regras e exigências do INSS para o benefício desejado. Em caso de dúvida, o trabalhador pode consultar o site do INSS ou o atendimento do telefone 135, a ligação é gratuita. O serviço funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.


A segunda dica importante é conferir bem os documentos necessários para comprovar o direito ao benefício. Pela regra do INSS, a data de agendamento do benefício vale como data inicial do pagamento, ou seja, se o INSS levar quatro meses para analisar o pedido e dar uma resposta, o valor a ser pago será retroativo a data do agendamento.

No entanto, essa regra do pagamento retroativo só vale se o segurado entregou todos os documentos necessários no dia marcado pelo INSS.

Se faltar algum documento ou algum deles for considerado insatisfatório (por exemplo, por rasura), a data inicial do benefício passa a ser o dia em que a documentação correta foi entregue. Se o trabalhador tem muitas pendências de documentos e perde os prazos estabelecidos pelo INSS, o valor retroativo a ser pago na aposentadoria é menor.

Antes de decidir o que fazer, fale conosco! Iremos lhe orientar, somos especializados nesta área do Direito.

Nem tudo é resolvido na Justiça. Há recursos e medidas que podem resultar na concessão do benefício na via administrativa, ou seja, sem ingressar na Justiça. Mas é preciso ter as provas certas e utilizar os fundamentos legais a seu favor.
Algumas vezes, entretanto, mesmo presente todos os requisitos legais (qualidade de segurado, implementação da carência e a ocorrência do evento previdenciário coberto) o segurado ou seu dependente não consegue obter o benefício e o único caminho poderá ser a Justiça.

, ,

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário